Liderança e o Capital Psicológico Positivo das Organizações
Para muitos profissionais que exercem algum tipo de liderança, influenciar o modo de pensar e o comportamento das pessoas é um processo longo, que consome muito tempo e até mesmo cansativo.
A Psicologia Positiva aponta em suas pesquisas que o líder realmente é capaz de influenciar seus liderados e pessoas a sua volta a mudarem a visão pessimista, e verem uma luz no fim do túnel mudando de comportamentos negativos para positivos, além de melhorar suas relações de trabalho.
As pesquisas realizadas pelo Gullup Leadership Institute (GLI) da University of Nebraska – EUA, demonstram em seus resultados que não é necessário esforço de meses, pois ganhos significativos podem ser obtidos rapidamente com as intervenções da psicologia positiva por meio de seus superiores, líderes ou gestores.
Luthans, Yossef e Avolio (2007), realizaram uma extensa pesquisa por mais de dez sobre o capital psicológico positivo, conhecido como PSYCAP, que define um conjunto de características positivas de personalidade desenvolvida ao longo da vida profissional de um indivíduo tais como comportamentos, condutas etc.
O capital psicológico positivo (PSYCAP) é composto por quatro atributos derivados do acrônimo HERO, que significa herói em inglês.
Hope – esperança
Eficcacy – eficácia ou autoeficácia
Resilience – resiliência
Optimism – otimismo
De acordo com Luthans, Yossef e Avolio (2007), o indivíduo com PSYCAP elevado é capaz de:
- encontrar em si mesmo o esforço necessário para realizar atividades desafiadoras;
- tem uma visão otimista do seu estado atual e futuro;
- é perseverante na busca dos seus objetivos, e quando necessário consegue reajustar seu planejamento e criar novas rotas;
- sabe enfrentar as dificuldades com resiliência.
Qual a importância do PSYCAP para as empresas?
Considerando que o capital psicológico positivo das empresas é o seu ativo mais importante, que abarca o principal diferencial de um negócio, logo, a soma dos capitais psicológicos das pessoas, sejam positivos ou negativos impactam diretamente nos resultados organizacionais. Estudos realizados por Simón, Rojo e Molina (2011) demonstram essa relação direta entre o capital psicológico positivo de um profissional e seu rendimento na empresa.
O PSYCAP define muito do comportamento do profissional, em sua forma de fazer as coisas. Desta forma o recrutamento e seleção deve estar preparado para avaliar não somente os aspectos técnicos dos profissionais, como também suas características pessoais (capital psicológico positivo).
Além disso, para o sucesso organizacional é necessário que a liderança ofereça apoio e suporte para o desenvolvimento desse capital psicológico positivo como estratégia de desenvolvimento das pessoas e da empresa.
A Way of Coach está junto com a Plataforma Gestor Performance para te oferecer esta e várias outras ferramentas para trabalhar com Desenvolvimento Humano.
CLIQUE AQUI PARA CONHECER A PLATAFORMA IDEAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA SUA EMPRESA
Gostou desse conteúdo? Deixei seu comentário, dúvidas e sugestões.